n
 
 

 

Enfil contrata Aldérico Marchi para atuar na Gestão de Resíduos e Remediação de Áreas Contaminadas

A Enfil Controle Ambiental, considerada a maior e mais tradicional empresa brasileira de soluções ambientais para controle da poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos, ampliou suas atividades em 2011, passando a atuar nas áreas de Remediação de Solos Industriais Contaminados e na aplicação de tecnologia “Waste to Energy” (geração de energia pela queima do lixo), dois mercados que têm demonstrado grande potencial de crescimento, como conseqüência da aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e outros aperfeiçoamentos na legislação ambiental brasileira.

Para liderar a nova divisão de Gestão de Resíduos e Remediação de Áreas Contaminadas, formada pelo consórcio ente a Enfil e a Walm, foi contratado o engenheiro Aldérico Marchi, profissional com 30 anos de experiência nas áreas de geotecnia, mineração, licenciamento ambiental, auditorias e investigação, remediação de áreas contaminadas e gerenciamento de resíduos.

“Só em São Paulo existem cerca de 400 locais com solo contaminado por resíduos industriais. Vamos atuar na remediação dessas áreas como extensão do trabalho que a Enfil já realiza para indústrias dos setores de óleo & gás, mineração, siderurgia, metalurgia, energia, papel e celulose e outras”, diz Marchi. Entre os principais clientes da empresa para sistemas de tratamento de água e efluentes ou eliminação da emissão de poeiras e gases, estão Petrobrás, Gerdau, SiderPeru, CSN, Arcelor Mittal, Usiminas, Belgo Mineira, MPX, Aracruz, Klabin e Rio Polímeros, e outras.

Para ingressar neste mercado, a Enfil formalizou parceria com a Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental, empresa que tem 18 anos de experiência nos protocolos de gerenciamento de áreas contaminadas, partindo da avaliação preliminar e diagnóstico do problema até a definição do projeto de remediação do solo. A Enfil dará o passo seguinte neste processo, realizando o trabalho de engenharia e a aplicação de tecnologias de ponta para a remediação das águas subterrâneas e solos contaminados.

Aldérico Marchi - A longa carreira de Marchi inclui a atuação em projetos e licenciamentos de aterros de resíduos domésticos e industriais, licenciamento e implantação de aterros de resíduos classes I e IIa, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Goiás e Mato Grosso do Sul. Atuou também em auditorias para organizações de financiamento bilaterais, como BID e IFC e coordenou programas de gerenciamento de resíduos envolvendo a CIESP/SP, CETESB, e Agências Internacionais, com realização de Inventário e Plano Diretor de Destinação para as indústrias da segunda região industrial do Estado de São Paulo (Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba). Na área de Investigação e Remediação, nos últimos 12 anos, gerenciou e dirigiu mais de 200 projetos de investigação e de remediação de áreas contaminadas por solventes clorados, PCBs, PCPs, HCBs, hidrocarbonetos, metais pesados e asbesto. É co-autor do livro “Comitês de Bacias – Uma Revolução Conceitual”.

     
                     CL-A Comunicações - R. Caiowaá, 1071 - Cj. 41 - Cep 05018-001 - São Paulo, SP  Tel.: 5511 3060-3577 -  E-mail: contato@cl-a.com